olá, bem-vind@ ao pelo na venta!
sou a daniela, a cara e as mãos por trás deste pelo na venta. há muito tempo que este projeto existia em pensamento e rascunho, mas agora estou a levá-lo (e a mim) mais a sério.
porquê pelo na venta?
segundo a sabedoria popular — pelo menos cá no norte — a expressão “ter pelo na venta” é usada para descrever alguém de mau génio, ousado, corajoso (o priberam também confirma!). ainda que, às vezes, não me caiba um feijão no cu, a minha mãe diz que sou um pouco assim: teimosa, desbocada e até regateira. sou uma das comediantes com a carreira mais curta de sempre mas a paixão ficou. além do humor (e mau-feitio quando estou com fome), sempre fui fã de artesanato e uma daquelas pessoas que perde a cabeça na secção de artes e papelaria das lojas. juntamos feitiozinho, humor, artes e o sonho de querer ter o meu negócio… e cá estamos.
nota: sim, é pelo e não pêlo, desde a entrada do novo acordo ortográfico.
o que encontras aqui?
pelo na venta é para quem já tudo tem, é para as datas especiais, para arrancar uma gargalhada, para pedir desculpa, ou só para dar um toque inesperado ao dia de alguém. é para os “porque sim”, para os “porque não” e para os “porque eu mereço”.
tento criar produtos divertidos e diferentes porque acredito que há presentes perfeitos e que devem ser tão originais e especiais quanto quem os recebe. por aqui vais encontrar os originais pousa merdas®, os limpa beiços e porta fotos que mostram o amor de forma diferente. estas peças traduzem um pouco da minha personalidade e origens amarantinas.
por falar nisso… claro que, como amarantina de gema (de um papo de anjo, #salivei), não podia deixar as minhas origens de parte. muito menos quando se tem um pai que é só o maior construtor de violas amarantinas — vou dizê-lo sem medo — do mundo. pode ser que um dia eu saiba um terço do que ele sabe sobre artesanato. para já, podes comprar online em exclusivo também os instrumentos dele aqui, é a mínima homenagem que lhe posso fazer.
feito à mão… com controlo de qualidade
graaaande parte das peças que vais ver por aqui são feitas 100% à mão, no pequeno escritório cá de casa ou no balcão da cozinha e supervisionadas por três gatos — a Mia, o Scherzo e a Serena — eles sim, com mais pelo na venta do que eu.
vais encontrar umas peças em cerâmica de alta temperatura, outras em cerâmica fria — este artigo ajuda-te a perceber melhor as diferenças entre elas. vais encontrar peças em madeira e outros produtos tão simples quanto uma folha de papel pode ser.
ainda assim a dedicação aplicada em cada peça é a mesma, das mais simples às mais complexas e, como é de esperar em peças feitas à mão, é normal haver pequenas variações na cor, tamanho, forma e padrão — o que garante que terás sempre uma peça única no mundo.
o que está para vir?
novidades. espero ter sempre algo novo, coleções especiais ou peças de autor com edições limitadas. subscreve a newsletter para ficares a saber de tudo em primeira-mão e segue a página de instagram para descobrires um mundo de peças (inúteis ou não) e fica a conhecer mais do backstage e da produção na página de tiktok, onde partilho processos, dicas e alguns momentos de pura estupidez.
obrigada por estares aqui. fica, acho que vai valer a pena!